Revista CONTEÚDO, Vol. 12, No 1 (2017)

ELABORAÇÃO DE UM JOGO APLICADO COMO TÉCNICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR PARA A ÁREA DA SAÚDE – IMMUNO BANK.

Jaqueline Gonçalves, Lais Helena Silveira, Renata Bardejo Belisário, Flávia Lima Costa Faldoni

Resumo


Existe uma diversidade de metodologias que são utilizadas para fins de ensino na aprendizagem de várias áreas, com intuito de fazer com que o aluno tenha acesso ao estudo de uma maneira didática, ativa e inovadora, auxiliando na construção de seus conhecimentos. Este presente estudo teve como objetivo a elaboração e aplicação do “IMMUNO BANK”, um jogo criado para facilitar o estudo da imunologia para acadêmicos da área de saúde. Este aborda de uma maneira geral os conceitos de imunologia básica e clínica, as regras são similares ao banco imobiliário, onde pode se jogar em equipes com o auxílio do professor, com o intuito que ao final do jogo, todos os participantes tenham recordado os conteúdos essenciais sobre o sistema imune. Houve a aplicação do jogo à uma turma do curso de Biomedicina e a seguir foi aplicado um questionário tanto para os discentes quanto para os docentes envolvidos a fim de avaliar, de forma autônoma e voluntária sobre a didática do jogo proposto. Os resultados demonstram que para os discentes houve aceitação da didática do jogo, mas relatam dificuldades em abordar conteúdos já vistos em questões de concursos públicos, enquanto que os docentes afirmam que foi possível utilizar o jogo como uma ferramenta de ensino, pois permitiu interação e cooperação por parte dos alunos. Este artigo objetivou também proporcionar aos docentes do ensino superior da área da saúde, carentes dos conceitos da pedagogia, um roteiro de como elaborar o jogo para aprimorar e diversificar suas metodologias pedagógicas.

Texto Completo: PDF